O pensamento negativo é como uma pedra no sapato no transtorno de ansiedade. Quem sofre de ansiedade normalmente tem problemas graves com o pensamento ansioso e irracional. Em muitos aspectos, a ansiedade é um problema especificamente de pensamentos ou um medo de coisas irracionais. Ou seja, quem lida com a ansiedade muitas vezes se tenta controlar e conter os pensamentos negativos graves, e estes têm um impacto drástico sobre a qualidade de vida global.A ansiedade é uma condição que está propensa a consequências físicas e emocionais. Isso faz com que uma pessoa se sinta que tem uma doença grave e que vai morrer. Existem muitos tipos diferentes de pensamentos irracionais com a ansiedade.
Quando falamos de pensamentos irracionais, estamos falando de pensamentos geram o medo, o grau de importância e as chances de ocorrência são desproporcionais ao que na verdade se esta a sentir. Por exemplo:
Preocupações de saúde - "batimento rápido do meu coração - eu posso estar a ter um ataque cardíaco!"
Preocupações gerais - "Eu hoje não falei com a minha mãe - aconteceu algo de mal a ela.".
Preocupações sociais - "Se for para a festa - eu vou me envergonhar e vão-me julgar."
Crenças erradas - "Toquei a maçaneta da porta - eu vou ficar doente!"
Fobias - "Essa aranha pode-me matar!"
Ou seja, qualquer pensamento que é exagerado ou não tendo base na racionalidade é um exemplo de um pensamento irracional. A ansiedade pode ou não estar relacionada com este tipo de pensamentos, mas se tivermos em conta os sintomas emocionais e físicos, a regra geral é prever um quadro negro, logo, pensamos o pior. A origem desses pensamentos é um pouco mais difícil de entender. A crença comum é que são de uma combinação genética e ambiental.