A ansiedade é uma forma que afeta a maneira do que se sente e age, mas também tem um impacto sobre a aparência.
Quem sofre desta condição é possivel que note um aumento da perda de cabelo, pessoalmente nunca notei este sintoma em mim mas há quem se identifique com ele.
Mas será este um sintoma típico?
Ao observar muitos dos sintomas físicos de pessoas e em mim próprio posso dizer com confiança que a perda de cabelo não é certamente um sintoma garantido de ansiedade prolongada.
O que quero dizer é que muitas pessoas que sofrem de ansiedade podem passar anos sem qualquer impacto importante sobre o crescimento do cabelo, mas...não somos todos iguais, logo, é um sintoma possivel mas não típico.
No entanto, é sabido que o stress emocional tem um impacto sobre a saúde física, o que afeta, sem dúvida, a aparência da pele e cabelo.
Veja também - Sintomas da Tag
Como o stress afeta o seu cabelo?
Vários estudos, incluindo um estudo da UCLA em ratos, em 2010, demonstraram que o stress provoca queda de cabelo.
Quando a mente está num estado de ansiedade, as proteínas do timo e das glândulas linfáticas são convertidos em açúcar para uma energia instantânea.
Continuação da ansiedade faz com que o corpo crie novos nutrientes para compensar.
Esse processo libera radicais livres, que por sua vez necessita de uma maior oferta para combater os mesmos, o que se vai traduzir numa redução de nutrientes essenciais necessários para o crescimento do cabelo.
Também um forte suprimento de sangue é fundamental para o crescimento do cabelo, visto que recebe os nutrientes de que necessita para crescer através da corrente sanguínea.
No entanto aumento da tensão muscular e uma diminuição da disponibilidade de vitamina C pode reduzir o fornecimento de sangue para o cabelo.
O sebo também pode obstruir os poros do couro cabeludo, o que pode dificultar o crescimento do cabelo, o sebo contém um hormônio chamado "DHT", o que causa a perda de cabelo.
Assim, você pode ver como a ansiedade pode ter um impacto sobre o crescimento do cabelo.
Num outro artigo (brevemente) eu vou explicar como se pode tentar contrariar este sintoma.