A formação em psicologia positiva
Postado por Rui Fonte em sexta, dezembro 21, 2012 Em: Pensar Positivo
Recentemente conclui mais um projecto que tinha em mente, a formação em psicologia positiva. Vários amigos meus me disseram "para que raio queres tu fazer isso?". Na verdade nem eu sei, afinal não tem nada a haver com o que eu faço na minha vida profissional, apenas precisava de um objectivo e pegando no tema do site optei por essa mesmo. A decisão não foi à primeira, estava indeciso entre outra mas não fiquei arrependido, a outra formação se tudo der certo também a vou fazer, a ver vamos.
Psicologia positiva, o objectivo
Na actividade da psicologia positiva deve ter-se em conta que o seu objectivo não é propriamente ensinar nem muito menos exercer psicoterapia, quem a pratica é sobretudo um animador, tendo como finalidade despertar atitudes optimistas e comportamentos de sinal positivo como a auto-confiança.
A psicologia positiva aprende-se com o objectivo de facilitar atitudes positivas, pensamentos optimistas, redução de stress de grupos, animação de grupos visando um estado de bom humor, desenvolver a esperança e o espírito empreendedor, o bem-estar, etc.
Objectivamente, a psicologia positiva estuda, com rigor científico, os factores que podem contribuir para o bem-estar, a auto-estima, o optimismo e a felicidade das pessoas, aumentando com isso as defesas contra as enfermidades de natureza psicológica (depressão, ansiedade, etc.) e também orgânicas (doenças psicossomáticas, cardíacas, nervosas, etc.). A sua aplicação na vida das pessoas traz inúmeros benefícios não apenas no campo da saúde como também num melhor aproveitamento dos recursos individuais, aptidões e talentos que elas possuem.
O que faz um animador de psicologia positiva?
Um APP é uma pessoa treinada para ajudar grupos e equipas a saberem adoptar uma postura optimista, alegre, pró-activa e criativa através de workshops, cursos e actividades de animação. Um APP pode trabalhar como técnico independente ou prestar os seus serviços em clínicas, empresas, clubes, escolas, centros da 3ª idade, etc.
Os temas a serem debatidos podem ser os mais variados:
- mente positiva
- felicidade
- alegria
- solidariedade
- serenidade
- maturidade
- autoconsciência
- inteligência emocional
- inteligência social
- como superar crises na vida
- ganhar energia espiritual e emocional
- autoconfiança
- saúde e bem-estar
Para que servem:
- Para levantar a prática: o que pensam as pessoas, o que sentem, o que vivem e sofrem.
- Para desenvolver um caminho de teorização sobre esta prática como processo sistemático, ordenado e progressivo.
- Para retornar à prática, transformá-la, redimensioná-la.
- Para incluir novos elementos que permitem explicar e entender os processos vividos.
Psicologia vs Psicologia positiva
A psicologia actual emprega a empatia em três sentidos, conhecer os sentimentos de outra pessoa, sentir o que ela está sentindo e agir compassivamente nos problemas que a afligem.
A psicologia tem como principal função diagnosticar, medir e tratar do negativo, a psicologia positiva tem com principal função transformar o negativo em positivo, fortalecer e promover atitudes e emoções, ou seja a psicologia positiva serve para a prevenção em vez do tratamento.
Em: Pensar Positivo