Acha que fumar acalma os nervos?
Postado por Rui Fonte em segunda, maio 4, 2015 Em: Questões
Qualquer adulto sabe que fumar não trás nenhum beneficio físico, mas saiba que existem pesquisas mostram que o fumo também afeta a saúde mental das pessoas. As razões diferem de pessoa para pessoa mas é muito comum ouvir dizer "fumar um cigarro para me acalmar". É, na realidade isso é verdade mas quando isso acontece é porque o seu cérebro já esta viciado em nicotina.
Porque isso acontece
Os factores biológicos envolvidos no tabaco referem-se em como o cérebro responde à nicotina. Quando uma pessoa fuma, uma dose de nicotina atinge o cérebro dentro de cerca de dez segundos. Ao princípio, a nicotina melhora o humor e concentração, diminui a raiva e stress, relaxa os músculos e até reduz o apetite.
As doses regulares de nicotina provocam mudanças no cérebro, que, em seguida, levam a sintomas de abstinência de nicotina quando o fornecimento de nicotina diminui. Ora, fumar reduz temporariamente esses sintomas de abstinência o que provoca a sensação de calma.
Leia também - Os inimigos do cérebro
Leia também - Os inimigos do cérebro
Tabagismo e o stress
A ideia de que as pessoas fumam cigarros para ajudar a aliviar os sinais e sintomas de stress pode também ser conhecido como "auto-medicação". O stress é muito comum nos dias de hoje, afetando-nos quando nos sentimos incapazes de lidar com uma pressão indesejável. Ela pode causar sintomas físicos como dores de cabeça ou falta de ar, bem como fazer as pessoas que se sintam irritadas ou ansiosas. Esses sentimentos podem alterar o nosso comportamento, o que faz com que as pessoas bebam álcool ou fumem mais do que o habitual. O stress de longa duração também está relacionada com a ansiedade e a depressão.
Tabagismo e a ansiedade
Várias pesquisas sobre tabagismo demonstram que em vez de ajudar as pessoas a relaxar, tabagismo verdade aumenta a ansiedade e a tensão. A nicotina cria uma sensação imediata de relaxamento para que as pessoas fumam na crença de que ele reduz o stress e a ansiedade. Esta sensação de relaxamento é temporário e logo dá lugar a sintomas de abstinência e aumento dos desejos. Fumar reduz os sintomas de abstinência de nicotina, que são semelhantes aos sintomas de ansiedade.
Tabagismo e a depressão
As taxas de tabagismo entre os adultos com depressão são cerca de duas vezes maiores que entre adultos sem depressão. A nicotina estimula a liberação de dopamina no cérebro. A dopamina está envolvida no desencadear sentimentos positivos e ela encontra-se frequentemente baixa em pessoas com depressão, que podem então usar cigarros como uma forma de aumentar temporariamente o seu fornecimento de dopamina. No entanto, o tabagismo estimula o cérebro a se desligar do seu próprio mecanismo para a tomada de dopamina por isso a longo prazo da oferta diminui, o que por sua vez leva as pessoas a fumar mais.
Resumindo
Como pode perceber, de longe o tabaco tem efeitos relaxantes, o que tem na verdade cria é um vicio que na sua abstinência (neste caso a nicotina) cria sintomas de tensão, o que se "resolvem" com o fumar do cigarro.
Para os não fumadores, desengane-se, o tabaco não acalma por isso não comece a fumar, para os fumadores a solução tem tanto de simples como complicada, ela passa pelo deixar de fumar. Como se sabe seja qual for o vicio existe uma extrema dificuldade em o cortar, mas não é impossível. Pode optar por um programa de ajuda profissional já que as taxas de sucesso são muito elevadas.
Em: Questões