O sexo é suposto ser uma experiência agradável, mas pode-se tornar um problema quando você tem um problema de ansiedade, isso concerteza vai afetar o seu desempenho sexual. Quando você está constantemente se perguntando "Estou fazendo a coisa certa?", "A minha parceira está gostando disso?" ou "Eu pareço gordo?" você fica preocupado demais para conseguir desfrutar do sexo.
Preocupação constante sobre sua aparência ou habilidade na cama pode fazer o sexo stressante e desgastante, até pode mesmo fazer com que você queira evitar ter relações sexuais.
Afinal a explicação é simples, quando a sua mente está muito stressada para se concentrar no sexo, o seu corpo não pode também ficar animado.
Existem muitos tipos de preocupações que podem levar a esse estado, exemplos:
Medo de não ter um bom desempenho na cama e satisfazer a sua parceira sexualmente.
Má imagem corporal, incluindo a preocupação com o seu peso.
As dificuldades no seu relacionamento.
Preocupação em não conseguir uma ereção.
Preocupação em ejacular prematuramente ou demorar muito a chegar ao orgasmo.
Também poderá gostar de - Mecanismo luta e fuga
Essas ansiedades vão fazer que o seu corpo lance uma resposta chamada "luta ou fuga". Os harmónios do stress, como adrenalina e noradrenalina são liberados numa série de reações que na verdade foram realmente concebidos para preparar o seu corpo para fugir ou enfrentar uma ameaça. É claro que a sua parceira não é uma ameaça, é por isso que essa resposta é tão contraproducente para a intimidade.