Quando se procura ajuda para a depressão ou ansiedade, normalmente a ajuda vem através da medicação antidepressiva, mas, muitas vezes, quando se dá esse passo vêem se confrontados com outro problema preocupante, o ganho de peso.
Especialistas dizem que até 25% das pessoas, ganha peso com a maioria dos medicamentos antidepressivos incluindo com os populares inibidores selectivos de recaptação como Lexapro, Paxil, Prozac e Zoloft que podem causar um aumento de peso de 4,5 kg ou mais.
O que acontece e porquê
Quais os piores
De momento, o Paxetil é o antidepressivo mais susceptível em causar ganho de peso, enquanto outro o Zoloft, é o menos propenso, de modo que pode fazer uma grande diferença em algumas pessoas.
Da minha parte confirmo, o Paxetil foi o que mais prejudicou em termo de peso mas foi o que me dei melhor no controle da doença.
O que fazer
Não surpreendentemente, os especialistas dizem que alguns dos mesmos princípios que nos ajudam a controlar o nosso peso em circunstâncias normais também podem nos ajudar durante a utilização de antidepressivos incluindo uma alimentação saudável e fazer exercício suficiente.