As causas do transtorno bipolar
Postado por Rui Fonte em terça, dezembro 4, 2012 Em: Doenças mentais
As causas do transtorno bipolar não são totalmente conhecidas. Factores genéticos, neuro-químicos e ambientais podem ter um papel no aparecimento e progressão do transtorno bipolar. O pensamento corrente é que esta é uma doença que ocorre predominantemente a nível biológico numa parte específica do cérebro e é devido a um mau funcionamento dos neurotransmissores (mensageiros químicos no cérebro).
Como uma desordem biológica, ela pode permanecer latente e ser activada de forma espontânea ou também pode ser desencadeado por stresse da vida.
Como uma desordem biológica, ela pode permanecer latente e ser activada de forma espontânea ou também pode ser desencadeado por stresse da vida.
Embora, ninguém tenha a certeza sobre as causas exactas do transtorno bipolar, os pesquisadores descobriram estas pistas importantes:
Factores genéticos no transtorno bipolar
• O transtorno bipolar tende a ser familiar, o que significa que "está na família." Cerca de metade das pessoas com transtorno bipolar têm um familiar com um transtorno de humor, como a depressão.
• Uma pessoa que tem um dos pais com transtorno bipolar tem uma chance de 15 por cento a 25 de ter a doença.
• Uma pessoa que tem um irmão gémeo não-idêntico com a doença tem uma chance de 25 por cento da doença, o mesmo risco que se ambos os pais terem o transtorno bipolar.
• Uma pessoa que tem um gémeo idêntico (tendo exactamente o mesmo material genético) com transtorno bipolar tem um risco ainda maior de desenvolver a doença sobre um risco oito vezes maior do que um gémeo não idêntico.
• Estudos em gémeos adoptados (onde uma criança cujo pai biológico tinha a doença é criado em uma família adoptiva pela doença) ajudou os pesquisadores a saber mais sobre as causas genéticas vs causas ambientais e de vida eventos.
Factores neuro-químicos no transtorno bipolar
O transtorno bipolar é primariamente um distúrbio biológico que ocorre em uma área específica do cérebro e é devido à disfunção de certos neurotransmissores, ou mensageiros químicos no cérebro. Estes produtos químicos podem envolver neurotransmissores como a noradrenalina, serotonina e provavelmente outros. Como um distúrbio biológico, pode permanecer latente e ser activado nele próprio ou pode ser desencadeada por factores externos, como o estresse psicológico e circunstâncias sociais.
Factores ambientais no transtorno bipolar
• Um evento da vida pode desencadear um episódio de humor em uma pessoa com uma predisposição genética para o transtorno bipolar.
• Mesmo sem factores genéticos, hábitos de saúde alterados, abuso de álcool ou drogas, ou problemas hormonais podem desencadear um episódio.
• Entre as pessoas em risco para com a doença, o transtorno bipolar está aparecendo em idades cada vez mais precoces. Este aumento aparente tem ocorrências anteriores e pode ser devido ao sub-diagnóstico da doença no passado. Essa mudança na idade pode ser um resultado de factores sociais e ambientais que ainda não são compreendidos.
• Embora o abuso de uma substância não seja considerada como uma causa de transtorno bipolar, pode agravar a doença e interferir com a sua recuperação. A utilização de álcool ou tranquilizantes podem induzir uma maior gravidade depressiva.
Substâncias que podem causar um episódio maníaco incluem:
• Drogas ilícitas, como a cocaína, ecstasy e as anfetaminas.
• Doses excessivas de certas drogas, incluindo inibidores de apetite.
• Medicamentos não-psiquiátricos, como remédio para problemas de tireóide e corticosteróides.
• Excesso de cafeína.
Veja também - Tratamento para o transtorno bipolar
Em: Doenças mentais
Tags: bipolar