É verdade, está provado que a atividade física tem um efeito positivo sobre a química cerebral. É como se fosse um antidepressivo natural, com muitos benefícios para a nossa saúde emocional. Confira alguns desses benefícios.
Estimula o humor, pela libertação de endorfinas.
Alivia o stress e a ansiedade.
Aumenta auto confiança e dá uma maior sensação de controlo.
Distrai dos pensamentos e emoções negativos.
Estimula a vontade de interação social.
E não só
As diretrizes de saúde para o tratamento da depressão leve a moderada incluem uma recomendação de praticar exercício, assim como também pode prevenir recaídas.
Estudo
Um estudo norte americano comparou os efeitos do exercício, dos antidepressivos e uma combinação dos dois no caso de pessoas que sofriam de depressão major.
Todos os grupos denotaram melhorias significativas, porem, seis meses após a conclusão da experiência, as pessoas que tinham recuperado do grupo da pratica de exercício físico apresentavam uma taxa mais reduzida de recaída do que as pessoas do grupo dos antidepressivos.
Veja também - Exercício e a química do cérebro
Resumindo
Não fique parada\o, o exercício físico é uma das melhores formas de tratar uma depressão. Tem também outras vantagens sobre abordagens psicológicas assim como, outras conhecidas sobre o corpo em geral. Então, ainda vai ficar parado\a?