A alta ingestão de cafeína tem sido recentemente ligada a um aumento do número de relatórios alarmantes de usuários, que dizem ter alucinações. Aqueles que consomem mais do que o equivalente a sete xícaras de café instantâneo por dia geralmente através de cafeína do chocolate, barras de cafeína, café, chá ou bebidas energéticas por vezes, ouvem vozes de pessoas que não estão lá e vêm coisas que não estão realmente acontecendo.
Quando o corpo está sob stress, libera o harmónio do estresse cortisol, que também está associado ao consumo elevado de cafeína. Uma publicação numa revista académica com diferentes pessoas, a equipe diz que este impulso de extra de cortisol, mais do que o corpo pode suportar, pode provocar as alucinações.
Pesquisas anteriores já haviam destacado uma série de fatores importantes a ligação entre comida e humor, e especialmente entre cafeína e a resposta do organismo ao estresse podem levar a alucinações clinicamente relevantes.
Leia também - Cortisol no corpo
Mais trabalho é necessário para estabelecer se o consumo de cafeína, e nutrição em geral, tem um impacto sobre esses tipos de alucinações que causam angústia e ansiedade.