Como controlar a raiva
Postado por Rui Fonte em terça, janeiro 8, 2013 Em: Manuais e Dicas
Depois do ultimo artigo é bom saber umas dicas de como podemos contornar na raiva, não é preciso explicar o quanto difícil é, por em pratica certos modos ou até mesmo controla-la, mas podemos tirar umas ideias saudáveis e tentar alterar as explosões que nascem da raiva, aqui seguem umas dicas que devem ter em conta naqueles momentos.
1 - Quando você começar a sentir raiva, tente respirar fundo, faça uma auto-fala positiva ou pare os seus pensamentos de raiva. Respire profundamente e lentamente repita uma palavra ou frase calma como "relaxar" ou "vou manter a calma". Repetir essas palavras para si mesmo enquanto respirar profundamente, até que a raiva atenue.
2 - Expressar a sua raiva é melhor do que mantê-la, mas ela deve ser expressa de forma adequada. Frequentes explosões de raiva são muitas vezes de problemas contra-produtivos e causas nas relações com os outros. Explosões de raiva também são estressantes para os sistemas nervoso e cardiovascular e podem tornar os problemas de saúde piores. Aprender a usar a assertividade (habilidade social de fazer afirmação dos próprios direitos) é a forma mais saudável de expressar seus sentimentos, necessidades e preferências. Ser assertivo pode ser usado no lugar da raiva nestas situações.
3 - Procurar o apoio de outros. Fale através dos seus sentimentos e tente trabalhar para mudar seus comportamentos.
4 - Se você tiver problemas em perceber quando você está tendo pensamentos de raiva, manter um registo de quando você estiver sentindo raiva.
5 - Tente ganhar uma perspectiva diferente, colocando-se no lugar do outro.
6 - Aprenda a rir-se de si mesmo e ver o humor das situações.
7 - Praticar boas habilidades de escuta. Ouvir pode ajudar a melhorar a comunicação e pode facilitar sentimentos de confiança entre as pessoas. Esta confiança pode ajudar a lidar com emoções potencialmente hostis.
8 - Aprenda a afirmar-se, expressar seus sentimentos com calma e directa, sem ficar na defensiva, hostil ou emocionalmente carregado. Se precisar consulte livros de auto-ajuda sobre assertividade ou procure a ajuda de um terapeuta profissional para o\a ajudar aprender como usar suas habilidades de gerenciamento de assertividade e raiva.
O que mais posso fazer para lidar com a minha raiva de uma forma saudável?
Em: Manuais e Dicas