Como proceder corretamente com a medicação
Postado por Rui Fonte em quarta, outubro 2, 2013 Em: Medicação
De vez em quando as pessoas têm dúvidas sobre a medicação psicotrópica que estão a fazer ou que vão fazer. Quando me questionam sobre o assunto eu respondo sempre o mesmo, "na dúvida, falem sempre com o vosso médico", só ele pode fazer as alterações necessárias baseadas na doença, idade, ambiente, caso, etc. Para ajudar e na minha opinião há factos que acho que nunca se devem ignorar, leiam com muita atenção.
Posso parar de tomar o medicamento?
De acordo com várias pesquisas científicas, as taxas de recaída aumentam drasticamente se deixar de tomar rapidamente a medicação e ainda pode existir o sintoma de abstinência, portanto a resposta é, não aconselho.
Que cuidados devo ter?
Você deve sempre garantir que o medicamento é indicado para a sua doença, siga sempre as instruções do seu médico, fale com ele sobre o seu historial alérgico. Você nunca deve alterar a dose prescrita ou parar a sua medicação sem a orientação do seu médico. Nunca tomar duas doses ao mesmo tempo, caso você se esqueça de tomar uma dose.
Como lidar com os efeitos colaterais?
Converse com o seu médico se você sentir quaisquer efeitos secundários, o seu médico pode ajustar a dose de forma a minimizar os efeitos. Mais uma vez, não pare de tomar o seu medicamento sem orientação do seu médico. Se a sua condição for estável, o seu médico pode ajustar a dose para a dosagem mínima a fim de controlar a sua doença com os menos efeitos secundários possíveis.
Leia - Efeitos colaterais ansioliticos
Leia - Efeitos colaterais antidepressivos
Leia - Efeitos colaterais ansioliticos
Leia - Efeitos colaterais antidepressivos
Quanto tempo eu preciso tomar o meu medicamento?
A duração do tratamento varia conforme os tipos e gravidade da doença. De um modo geral, a necessidade de tomar os medicamentos durante um longo período de tempo é uma realidade, principalmente nos casos onde a pessoa não têm força suficiente para alterar seus hábitos.
A fazer
Siga as instruções do seu médico.
Preste atenção aos efeitos.
Leia o rótulo da prescrição com cuidado.
Compreenda o método de administração.
Guarde o medicamento corretamente.
Tome a sua medicação à mesma hora do dia.
A não fazer
Auto-medicar
Auto-medicar
Mudar a dose de sua medicação.
Parar de tomar a sua medicação.
Beber álcool com a sua medicação.
Colocar o medicamento noutro frasco.
Misturar dois medicamentos no mesmo frasco.
Não aconselhar nem dar a ninguém a sua medicação.
Em: Medicação
Tags: medicação