Uma das preocupações sobre o transtorno do pânico é que quando não tratado ele consegue desenvolver uma presença de outras condições. Presença essa, ocorre quando você tem mais de um tipo de distúrbio psicológico. O mais comum é a agorafobia. Agorafobia é o medo do desconhecido ou o medo de sair. Quem sofre de agorafobia simplesmente não sai de casa ou só vai a lugares muito específicos, como o escritório ou supermercado.
Agorafobia pode ocorrer por qualquer de uma das seguintes razões:
Preocupação em ter um ataque de pânico num lugar que você não está familiarizado.
Preocupação de ter um ataque de pânico na frente dos outros.
Associação de lugares específicos com os ataques de pânico.
Veja também - Agorafobia
Nos diagnósticos de transtorno de pânico muitas vezes é dada uma descrição de ser com ou sem agorafobia, isso porque a condição é muito comum em pacientes com pânico.
Outras condições
O transtorno de pânico também pode levar à depressão. Para alguns, que vivem com o transtorno do pânico podem revelar sentimentos de fadiga e stress que deixam a pessoa emocionalmente esgotada, o que pode levar à impotência. Resumindo, vivendo com transtorno do pânico por um longo período de tempo representa um risco que pode causar uma depressão.
Também é possível que o transtorno do pânico desenvolva outros transtornos de ansiedade. Frequentemente, embora nem sempre, outras desordens de ansiedade podem vir em primeiro lugar, mas os ataques de pânico regulares podem levar ao desenvolvimento de transtorno de ansiedade generalizada, fobia social e possivelmente a algumas outras fobias.
Finalmente
Aqueles que se tentam auto-medicar para o seu transtorno do pânico podem desenvolver uma dependência de drogas, portanto, cuidado.
Estas condições podem torná-lo\a mais difícil de tratar o seu transtorno do pânico, é por isso que é tão importante para iniciar o tratamento imediatamente.