Um artigo publicado na última edição do Journal of Consumer Science, os pesquisadores argumentam que a falta de confiança nas suas próprias habilidades faz com que as pessoas sejam incapazes de terem auto-controle.
A auto-imagem está diretamente ligada a esta falta de confiança e os dois aspectos contribuem para tornar mais difícil para as pessoas descobrir a melhor forma de controlar as suas emoções e impulsos. E isso leva a um tipo de estresse emocional que pode diminuir a qualidade de vida para essas pessoas.
Aparentemente, esta linha de raciocínio é válido para uma grande variedade de actividades, que vão desde o planejamento de uma dieta, para poupar dinheiro ou outra situação. O auto-controle não pode ser alcançada se as pessoas não se sentem bem consigo mesmos, ou pelo menos aceitar-se, de antemão.
Não confiando em você para conseguir os objetivos que você definiu para si mesmo vai fazer com que seja extremamente difícil fazê-lo, e contribuirá ainda mais para o sofrimento emocional.
Também poderá gostar de - Bem estar psicológico
Embora a confiança tende a ajudar o auto-controle para aqueles que estão em boa posição com relação à sua meta a longo prazo, aqueles que percebem-se a estar em situação pobre são encontrados a exercer menos auto-controle, após o planejamento dizem os especialistas.
Mas, nem sempre, ainda que cada um de nós tenha um determinado nível de auto confiança (uns mais, outros menos), ninguém por certo está sempre confiante em todas as situações, em qualquer momento e em tudo na vida.