Ocorre em 10 a 15% das mulheres grávidas, mas geralmente é diagnosticada incorretamente, pois os sintomas são atribuídos à própria gravidez.
Muitas mulheres que sofrem de depressão durante a gravidez acreditam que o mau humor é resultado de sintomas comuns da gravidez, como fadiga e náuseas.
Outras têm medo de serem julgadas devido ao estigma às vezes associado a problemas de saúde mental.
A depressão é tão frequente na gravidez quanto após o parto, mas muitas pessoas não percebem isso.
As pessoas até dizem que ouviram falar sobre depressão pós-natal, mas a maioria das pessoas diz que não ouviram falar sobre depressão durante a gravidez.
A depressão é uma condição, não uma fraqueza. Não é um sinal de ser inadequado ou não ser bom. A própria depressão faz com que as mulheres se sintam inadequadas ou não são boas.
Muitas mulheres grávidas não percebem que estão deprimidas, claramente, vómitos e fadiga podem afetar seu humor, não há dúvida sobre isso, mas se você tiver um humor persistente por semanas, é isso que faria alguém suspeitar de um estado depressivo.
No geral, o prognóstico para depressão na gravidez é bom e a maioria das mulheres se recupera totalmente em seis meses após uma terapia adequada.