Dicas para vencer a depressão
Postado por Rui Fonte em quarta, dezembro 26, 2012 Em: Manuais e Dicas
Possivelmente deveria de ter criado este artigo antes do natal, e porque? No dia 25 recebi bastantes e-mail´s de solicitações para falar um pouco, parece estranho mas acreditem que não é, esta altura chega a ser muito depressiva para muitos pelas diferentes razões, a solidão está no topo das causas, eu respondi a todas elas mas fiquei com um sentimento de..."não ajudei".
Para combater isso fiz 10 dicas que podem ajudar essas situações, espero que seja útil.
1 - Mude a palavra "depressão"
Suprima a palavra "depressão" do seu vocabulário. Em vez disso, ache que esses sentimentos apenas são um caso esporádico de mau humor. O palavra "depressão" certamente tem um peso muito grande, tente substituir esses sentimentos por um "mau humor", o que vai acontecer é que assim fica mais fácil lidar com o fato. Modos baixos parecem mais controláveis, e isso está provado.
2 - Corrija sua alimentação
Excessos, passando fome, bebedeiras são todas as formas que usamos para nos vingar da depressão. Não faça isso, é uma guerra que não vai ganhar. Pense assim "vou esperar até à minha próxima refeição". Os entendidos aconselham comer de 3 em 3 horas, faça exactamente isso, corrija a sua alimentação e acredite que vai ficar surpreendido com o resultados.
3 - Torne-se activo
4 - Faça mudanças
Mude os hábitos que você acha que lhe estão a causar a tristeza, não culpe as circunstancias ou mesmo as outras pessoas pelos seu pensamentos, a mente é sua, se você não a controla certamente vai alimentar a sua depressão, por isso faça uma analise à sua cabeça e faça as mudanças necessárias.
5 - Seja realista
O que sente não é falso, mas tem que refazer as expectativas e prioridades da sua vida e ajusta-las à sua realidade. As pessoas deprimidas normalmente pensam que não podem ser felizes sem certas coisas, como um amante, bens materiais, uma casa maior, etc. Você pode eliminar tais problemas, mudando o seu pensamento negativo e aprender a aceitar a situação.
6 - Pare o mau comportamento
Em vez de reclamar, gritar, falar de sentimentos tristes, ou discutir os problemas, com os seus amigos e entes queridos, tente responder com simpatia e amor e carinho. As respostas feitas de maneira amorosa vão premiar e ajudar a manter os comportamentos depressivos não só em sí, mas também a quem ouvir.
7 - Crie uma vida social
8 - Resolva os seus problemas pessoais
Pergunte-se a sí mesmo, que situações negativas ou estressantes existem na minha vida? O que posso fazer com elas? Trabalhar nelas pode ser a solução ideal para os seus pensamentos. Não deixe que os maus hábitos de pensamento negativo possam interferir com a solução dos problemas. Mantenha a mente aberta para todas as soluções possíveis.
9 - Mantenha-se positivo
Uma das coisas que aprendi na minha formação foi, manter pensamentos positivos fazem a diferença, percebam isto, pensamentos negativos geram depressão, ponto final. O que vos vou dizer é cientifico, varias pesquisas mostram que pessoas deprimidas tendem a minimizar as suas realizações, talentos e qualidades. Mas as pessoas felizes têm uma atitude positiva por graciosamente aceitar a tristeza e o sofrimento como parte normal da vida, enquanto fazem o que podem sobre os seus problemas.
10 - Desenvolva interesses
Outra boa arma para enfrentar a depressão, uma das razões mais comuns para a depressão é uma falta de interesses e actividades. Um pequeno número deles tendem a se tornar uma rotina e muitas vezes chatos. Interesses e actividades são muito importantes para a saúde mental, contribuindo para a auto-estima e felicidade.
Em: Manuais e Dicas