Disfunção sexual após tomar antidepressivos
Postado por Rui Fonte em quinta, novembro 5, 2015 Em: Medicação
Rapaziada (principalmente) esta é para vocês, as classes de antidepressivos conhecidos como os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (SSRIs) e inibidores selectivos da recaptação da norepinefrina (SNRI serotonina) aparentemente são eficazes na indução de disfunções sexuais, como eles são uma prioridade no tratamento de depressão e ansiedade, pode se tornar um problema.
A disfunção
Esse "stress" é bem descrita em vários estudos feitos com antidepressivos o que é um motivo comum para a interrupção medicamentos antidepressivos.
Essas disfunções incluem diminuição do desejo sexual, disfunção eréctil, problemas de excitação e orgasmo, ejaculação retardada (ou ejaculação suprimida) e dispareunia (relações sexuais dolorosas). Na verdade, os antidepressivos são usados como tratamento para a ejaculação precoce.
Parar pode não bastar
Aparentemente, podem causar um disfunção sexual mesmo depois que as drogas sejam interrompidas. Um estudo recente identificou 183 indivíduos que relataram sintomas de disfunção sexual induzida por antidepressivos em curso depois de terem interrompidos. Destes, 23 foram encontrados a ter fidedigno disfunção sexual persistente após terem sido descontinuados. Outras causas, incluindo problemas de saúde, idade, tratamento médico atual, o uso de substâncias que causam dependência, ansiedade e depressão foram descartados.
Para si também - Efeitos colaterais antidepressivos
Para si também - Efeitos colaterais antidepressivos
Para piorar
Assim, não só pode a ansiedade e depressão causar-lhe uma disfunção sexual como o antidepressivo prescrito para tratar essa mesma doença pode também ter efeitos colaterais emergentes do tratamento da disfunção sexual. Por outro lado, se o antidepressivo está a contribuir para a sua disfunção sexual e parar o tratamento, pode ser motivo suficiente para você ter uma recaída de sua ansiedade ou depressão.
Fale com o seu médico
Antes de iniciar uma medicação desta natureza, pergunte ao seu médico sobre o risco. Como um paciente informado, você precisa ponderar os riscos e os benefícios de tomar antidepressivos assim como os potenciais efeitos colaterais que podem persistir após os antidepressivos serem interrompidos.
Em: Medicação