Estará você alimentando a sua ansiedade?
Postado por Rui Fonte em quarta, março 20, 2013 Em: Questões
Respirar fundo, relaxar os músculos e manter a mente no presente são algumas das ideias mais comuns e eficazes para controlar a ansiedade. Mas você sabia que mudar seus hábitos alimentares também pode ajudar a se sentir mais calmo\a e equilibrado\a? Há certos alimentos e substâncias que podem desencadear o estresse e a ansiedade no corpo, de fato, existem diversos alimentos que podem mesmo desencadear um ataque de pânico.
Cafeína, açúcar e álcool
Todos eles aumentam os níveis de ácido láctico na corrente sanguínea. Pesquisas recentes mostram que uma elevada acumulação de ácido láctico no organismo pode aumentar a ansiedade e causar ataques de pânico. Cafeína também bloqueia a adenosina, que é um químico no interior do corpo. A adenosina é um neurotransmissor que se crê desempenhar um papel na excitação e suprime a promoção do sono. Sem a adenosina, pode ocorrer um aumento da adrenalina o que pode causar ou aumentar os sintomas da ansiedade. Além de aumentarem os níveis de ácido láctico no sangue, a ingestão de açúcar provoca a libertação de insulina, que diminui a glicose no sangue, resultando em alterações de humor e agitação. O uso de álcool também provoca flutuações nos níveis de açúcar no sangue que levam ao aumento da ansiedade e agitação.
Sal
Usado na culinária também pode causar sintomas de estresse no corpo. O sal esgota potássio no corpo. O potássio é importante para o funcionamento adequado do sistema nervoso. O sal também aumenta a pressão arterial, o que tensiona o coração e as artérias. Pode irritar o sistema nervoso causando dores dores de cabeça, formigueiro, dormência, etc.
Mais alimentos amigos do stress
Maus hábitos
Em: Questões