O segredo da saúde mental é sobre a maneira de se pensar e sobre a capacidade de lidar com altos e baixos. Mas a verdade é que existem diferenças entre os sexos, tanto em como afeta, como se lida ou mesmo no tipo de distúrbio mental.
As mulheres
São mais susceptíveis a serem afectadas por um problema de saúde mental do que os homens (29% contra 17%). Isto poderia ser porque, quando perguntado, as mulheres são mais propensas a relatar sintomas de problemas de saúde mental comuns.
Os homens
São mais propensos que as mulheres a ter um problema com álcool ou um problema com drogas. Por exemplo, um estudo que encontrei revelou que 67% dos britânicos que consomem álcool em níveis "perigosos" e 80% dos dependentes de álcool são do sexo masculino. Quase três quartos das pessoas dependentes de cannabis e 69% das pessoas dependentes de outras drogas ilegais são do sexo masculino.
Veja também - Saúde mental
Na doença
As mulheres são duas vezes mais propensas a sofrer de ansiedade que os homens. De pessoas com fobias ou TOC, cerca de 60% são do sexo feminino.
A depressão é mais comum em mulheres do que homens. 1 em cada 4 mulheres necessitam de tratamento para a depressão em algum momento das suas vidas, em comparação com 1 em cada 10 homens. As razões para isso não são claras, mas são pensados ser derivados a fatores sociais e biológicos.
Outra estatística
No fundo, apesar de ser importante saber sobre estas estatísticas, qualquer um, seja homem ou mulher pode desenvolver qualquer um destes distúrbios em algum momento da vida, o importante é lidar com ele de forma inteligente.