Hospitais privados ou públicos quais as diferenças
Postado por Rui Fonte em segunda, fevereiro 5, 2018 Em: Comparações
Infelizmente eu posso dar a minha opinião nesta matéria, já os conheço relativamente bem. Antes de mais vou falar desde sistema em Portugal já que vivo em Portugal na região de Lisboa. Também quero realçar que são opiniões pessoais com experiências que tive em ambos os sistemas.
Quando se fala em saúde pública normalmente as pessoas desconfiam mas será que tem razão para isso? Sim e não, a saúde publica em Portugal está doente mas será que está de tal forma que é inútil? Já falo disso mais à frente entretanto vou passar vários exemplos que se passaram comigo onde recorri a ambos. Também é importante dizer que tenho seguro de saúde o que me permite "escolher".
Amadora-Sintra (público)
CUF Descobertas (privado)
CUF Descobertas (privado)
Caso de emergência
As vezes que recorri as emergências ou sistema de saúde por causa de crises de ansiedade/pânico em ambos os sistemas tive o mesmo tratamento, a solução é igual em todo o lado. A única coisa que podem fazer é acalmar a pessoa através de calmantes, a tal amarguina.
Também nas consultas de especialidade nomeadamente psiquiatria\neurologia\psicologia é igual! A diferença reside no tempo de espera para a obter, já que no público é mais demorado para a conseguir.
Caso a viva esteja em risco, 112 recorra sempre ao público.
Consultas externas
Depende da urgência, comigo as consultas no publico tem normalmente um prazo de 2 semanas a 2 meses isto das vezes que precisei. No privado de um dia para o outro é possível.
Exames de especialidade
O privado vence sempre, o sistema é mais livre e rápido, no público as esperas chegam a demorar um pouco mais se bem que comigo as vezes que precisei demoraram cerca de um mês.
Conforto e instalações
Bem, em termos de condições claro, o privado tem outro requinte e outros benefícios para o utente (também é pago). Por exemplo, no privado fica-se a recuperar em privado em caso de nascimento de um bebe, etc. As instalações em si no privado nota-se um cuidado acrescido, já no público os hospitais são mais antigos e não contrataram um remodelador para melhorar a aparencia.
Profissionais de saúde
Lá por se ter um diploma não que dizer que se seja bom no que se faz. De longe, o público ganha, os maiores profissionais da área estão nos públicos. No privado reina o quanto mais barato serve.
Equipamento
Impossível bater um hospital publico. Os equipamentos de diagnóstico e tratamento são de topo no público, afinal existe um estado por detrás certamente com mais recursos do que o melhor privado existente.
Beatriz Ângelo (público)
Lusíadas (privado)
Lusíadas (privado)
Resumindo
Privado
Melhores condições de recobro, mais conforto, maior rapidez seja de consultas ou exames, maior simpatia.
Público
Melhores profissionais, melhor equipamento, melhor opção em emergência e dúvida.*
Notas finais
Ambos tem as suas vantagens e desvantagens, mas na minha opinião penso que sistema de saúde em Portugal não é mau. Em alternativa pode-se pagar por um seguro de saúde (é aceitável) ou pagar diretamente (não é barato) no local e ter-se acesso a um privado e obter os benefícios do mesmo.
* De salientar que o sistema nacional se saúde tem uma linha de atendimento 24h muito útil, a saúde 24.
* De salientar que o sistema nacional se saúde tem uma linha de atendimento 24h muito útil, a saúde 24.
Em: Comparações