Medo e ansiedade prosperaram quando imaginamos o pior. Nós desenvolvemos uma imaginação capaz de projetar o futuro, para que possamos planejar com antecedência. No entanto, para quem tem ansiedade normalmente essa imaginação vem acompanhada com um efeito colateral, capaz de imaginar as coisas acontecendo de forma errada. A imaginação descontrolada é um terreno fértil para alimentar a ansiedade e o medo, que pode estragar uma vida feliz.Artigo - Pessimismo
Normalmente os ansiosos abusam cronicamente dessa imaginação e assim sofrem de ansiedade muito mais do que aqueles que projetam o futuro com uma imaginação construtiva ou que não tendem a pensar em demasia no futuro. Ansiosos e preocupados crónicos tendem a abusar da sua imaginação na medida em que eventos sentir como catástrofes à espera de acontecer. Não é de admirar que vidas inteiras podem ser marcadas por medo e ansiedade.
Artigo - Pensar correctamente
A imaginação é uma ferramenta feita para ser usada, mas muitas pessoas abusam dela para se atormentar a si mesmos, principalmente quem sofre de alguma condição mental. Imaginação e emotividade estão intimamente ligados e que imaginamos na verdade, pode ser sentido de forma real.