Inibidores selectivos da recaptação da serotonina
Postado por Rui Fonte em quarta, janeiro 9, 2013 Em: Medicação
Quando temos um distúrbio mental como a depressão ou o TAG, um dos medicamentos mais comuns usados pela comunidade medica é o popular antidepressivo, principalmente os da classe ISRS. Certamente já ouviram falar dele, mas afinal o que estes inibidores são e como trabalham? Os ISRS (inibidores seletivos da recaptação da serotonina) são os antidepressivos mais comumente prescritos. Eles podem aliviar os sintomas de depressão moderada à grave, são relativamente seguros e geralmente causam menos efeitos colaterais do que outros tipos de antidepressivos.
Como os inibidores selectivos da recaptação da serotonina trabalham
Eles aliviam depressão, afetando os mensageiros químicos (neurotransmissores) utilizados para a comunicação entre as células cerebrais. A maioria dos antidepressivos funcionam alterando os níveis de um ou mais destes produtos químicos do cérebro de ocorrência natural. Eles bloqueiam a reabsorção (recaptação) do neurotransmissor serotonina no cérebro. Alterando o equilíbrio da serotonina parece ajudar as células cerebrais a enviar e receber mensagens químicas, que por sua vez impulsiona o humor. Também são chamados de seletiva porque parece que afetam principalmente a serotonina e não outros neurotransmissores.
Alguns exemplos incluem:
Citalopram
Escitalopram
Lexapro
Fluoxetina
Prozac
Paroxetina
Sertralina
Zoloft
Alguns ISRS estão disponíveis em forma de liberação prolongada ou de liberação controlada. Estes ISRS proporcionam a libertação controlada do medicamento durante todo o dia ou por uma semana de cada vez com uma única dose.
Estes medicamentos também podem ser utilizados para tratar outras condições que não a depressão ou a ansiedade.
Os efeitos colaterais
O trabalho dos ISRS é feito de um modo semelhante e, geralmente, causam efeitos secundários semelhantes. No entanto, cada ISRS tem uma composição química diferente, então um pode afetar um pouco diferente do outro.
Os efeitos colaterais dos SSRIs podem incluir:
Náusea
Dor de cabeça
Diarréia
Agitação, nervosismo ou inquietação
Diminuição do desejo sexual ou dificuldade de atingir o orgasmo
Incapacidade de manter uma ereção (disfunção erétil)
Erupção
Aumento da sudorese
O ganho de peso
Sonolência
Insónia
Importante +
Não se auto medique com esta medicação
Fale sempre com o seu medico para:
Duvidas de contrai-indicações
Dosagem
Efeitos colaterais
Progressos
Em: Medicação