Medicamentos antidepressivos podem causar lesões no fígado
Postado por Rui Fonte em terça, junho 7, 2016 Em: Medicação
Recentemente o jornal Americano de psiquiatria publicou um artigo\pesquisa sobre o impacto em que as drogas antidepressivas exercem sobre o fígado. O artigo ficou disponível na biblioteca nacional de medicina.
Objetivo
Será que os medicamentos antidepressivos podem causar lesão hepática induzida. Os autores fazem uma revisão de dados clínicos relevantes à lesão hepática induzida por antidepressivo e fornecem as devidas recomendações para a prática clínica.
Método
A pesquisa foi conduzida pela PubMed onde pesquisou por estudos\publicações desde 1965 em diante relacionados com a lesão hepática induzida antidepressivo. Os termos de pesquisa foram "lesão hepática", "insuficiência hepática", "drogas", "hepatite", "hepatotoxicidade", "colestase," e "aminotransferase", cruzadas com "antidepressivo".
Resultados
Embora os dados sobre a lesão hepática induzida por antidepressivos sejam baixas, 0,5% a 3% dos pacientes tratados com antidepressivos podem desenvolver uma discreta hepatotoxicidade,especialmente em pacientes idosos e aqueles com polifarmácia. Os danos ao fígado são na maioria casos imprevisíveis. O intervalo de tempo entre o início do tratamento e o aparecimento da lesão hepática é geralmente entre diversos dias a 6 meses. Os antidepressivos associados a um maior risco de hepatotoxicidade são iproniazida, nefazodona, fenelzina, imipramina, amitriptilina, a duloxetina, bupropiona, trazodona, tianeptine e agomelatina. Os antidepressivos que parecem ter um menor potencial de hepatotoxicidade são citalopram, escitalopram, paroxetina e fluvoxamina. Essa toxicidade tem sido descrita, principalmente, para antidepressivos tricíclicos e tetracíclicos.
Conclusões
Embora seja um evento não frequente, os danos hepáticos causados por antidepressivos pode ser irreversível, e os médicos devem estar cientes disso. A vigilância é a ferramenta mais útil para detectar possíveis efeitos, e em caso de danos a descontinuação da droga responsável é essencial. Os resultados de toxicidade hepática antidepressiva em todas as fases de ensaios clínicos devem estar disponíveis e publicados. Mais pesquisas são necessárias antes de quaisquer novas conclusões para que novas recomendações possam ser feitas.
Em: Medicação