O mundo visto de outro modo
Postado por Rui Fonte em segunda, janeiro 14, 2013 Em: Divulgar
Curiosa a maneira em que arranjamos os nossos argumentos para dizermos que somos infelizes ou que não valeria a pena termos nascido. Na verdade vida não é certa, justa ou fácil, mas dizermos que somos os mais infelizes do mundo até lá ainda vai um pouco. Quando algum azar nos bate à porta, gostamos de chamar nomes à vida, então, para tentar mudar essa visão quero que vejam esta estatística feita de uma forma diferente, leiam até ao fim.
Como sabem esta nossa bolinha azul de 12.700 km de diâmetro tem cerca de seis biliões de pessoas espalhadas por cinco continentes, geografia à parte, agora pensem, e se pudéssemos encolher tudo isso a uma aldeia com apenas 100 habitantes? Sabem como ficaríamos? Então leiam com muita atenção.
Então a aldeia ficaria algo assim:
61 Asiaticos
14 Africanos
11 Europeus
9 Americanos latinos
5 Americanos do norte
Dos quais seriam
52 mulheres
48 homens
70 não seriam brancos
30 seriam brancos
70 não cristãos
30 cristãos
89 heterossexuais
11 homossexuais
6 pessoas possuiriam 59% de toda riqueza da aldeia e seriam norte americanos.
Das 100 pessoas, 80 viveriam em condições sub-humanas.
70 não saberiam ler ou escrever
50 sofreriam de desnutrição
1 pessoa estaria a ponto de morrer
1 bebê estaria prestes a nascer
Só 1 (sim, só 1) teria educação universitária.
Nesta aldeia, haveria apenas uma pessoa a possuir um computador.
Ao analisar o nosso mundo desta perspectiva tão reduzida, se faz mais presente a necessidade da aceitação, entendimento e educação.
Agora pense comigo...Se você se levantou esta manhã com mais saúde que doenças, então você tem mais sorte do que milhões de pessoas que não sobreviveram esta semana ou estão em fase terminal.
Se você nunca experimentou os perigos da guerra, a solidão de estar preso, a agonia de ser torturado, ou a aflição da fome, então, você está melhor que 500 milhões de pessoas.
Se você pode ir à sua igreja sem medo de ser humilhado, preso, torturado ou morto, então você é mais afortunado que 3 biliões de pessoas no mundo.
Se você tem comida no frigorífico, roupa no armário, um tecto sobre sua cabeça e um lugar onde dormir, você tem melhores condições de vida do que 75% da população mundial.
Se você guarda dinheiro no banco, na carteira, e tem algumas moedas em um cofre...já está entre os 8% mais ricos deste mundo.
Se seus pais ainda estão vivos e unidos, você é uma pessoa muito rara.
Se você leu esta mensagem até aqui, acabou de receber uma dupla bênção:
Alguém estava pensando em você e, mais ainda, tem melhor sorte que mais de 2 biliões de pessoas neste mundo, que não sabem sequer ler.
Em: Divulgar