Transtornos de humor, ou transtornos afectivos, são problemas de saúde mental, como depressão, transtorno bipolar e mania. Os transtornos de humor podem ocorrer em qualquer pessoa, inclusive crianças. A causa das perturbações do humor ainda não são totalmente compreendidas, mas um desequilíbrio químico no cérebro conhecido nos neurotransmissores é susceptível de desempenhar o papel. Às vezes, transtornos de humor podem estar relacionados a uma condição médica, abuso de substâncias, eventos de vida, ou outras causas. Os tipos mais comuns dos transtornos de humor incluem a depressão , transtorno distímico (transtorno depressivo mais suave), e transtorno bipolar , em que os episódios de depressão grave e mania (euforia). Os sintomas dos transtornos de humor incluem sentimentos de tristeza, desesperança, desamparo ou inadequação que não desaparecem, culpa, pensamentos suicidas, fadiga, alterações no apetite, irritabilidade, dificuldade de concentração e problemas se envolver em tarefas diárias e relacionamentos. Transtornos de humor também podem causar uma euforia (mania), que é acompanhado por sentimentos de grandiosidade, energia extrema e excitação aumentada. Estes sentimentos são mais fortes e duram mais do que o normal, e interferem com o dia-a-dia. Quando esses sentimentos duram por muito tempo você pode ter um transtorno de humor.
O tratamento:
Para os distúrbios do humor dependem da avaliação de um profissional de saúde. Medicação, terapia cognitiva, terapia comportamental e modificação do estilo podem são os mais usados. É importante obter um tratamento precoce para um transtorno de humor para reduzir a gravidade dos sintomas e gerir quaisquer complicações.
Podem-se confundir a até me arrisco a dizer que se podem camuflar ou estar sempre inseridas perante um caso de depressão, outro aspecto é a negação do individuo reconhecer que sofre de transtornos de humor.