Embora possa pensar que o otimista tem todas as vantagens, a verdade é que existem alguns inconvenientes. Se negar as suas emoções negativas ou insistir em situações que mal controla, o otimista pode tornar-se vulnerável ao stress. Por exemplo:
A - Por vezes, o otimista tem uma percepção incorrecta da realidade que o faz ter uma confiança irrealista.
B - Considerando-se pouco propenso a determinadas doenças, poderá subestimar os riscos para a sua saúde mantendo certos hábitos, por exemplo o tabagismo.
C - Tende arriscar-se demasiado, por exemplo conduzindo em excesso de velocidade ou embriagado ou praticando relações sexuais fortuitas.
Estes apenas são exemplos de potenciais ameaças ao bem-estar do otimista, ou seja, o mar de rosas que a vida possa ser ela pode desfazer-se com a ocorrência de um trauma ou uma perda grave. Já para o pessimista, tais ocorrências são meras confirmações dos seus receios, enquanto para o otimista pode significar o colapso total e pode fazê-lo perder a confiança.
Artigo - otimismo cria felicidade
No entanto vários estudos provaram que os otimistas estão mais aptos a reconstruir a vida. Os pessimistas tendem entrar mais na negação perante as dificuldades assim como prestam mais atenção à forma de como lidam com as emoções complicadas.
Resposta
Tem as suas desvantagens se não tivermos atenção ao que nos torna vulnerável, mas de uma forma geral concerteza que posto numa balança o optimismo e pessimismo, o optimismo tem mais peso e ganha.