O que precisa de saber sobre o 5HTP
Postado por Rui Fonte em segunda, outubro 19, 2015 Em: Medicação
Na presença de uma instabilidade de serotomina no organismo podem surgir uma serie de transtornos, instabilidade emocional, falta de humor, insónia, ansiedade, depressão e até vontade exagerada de comer. O 5-HTP pode ou não ajudar a corrigir isso, saiba tudo o que precisa de saber sobre este aminoácido natural.
Nome científico
Ácido 2-amino-3 / Griffonia simplicifolia.
Nomes comuns
5-HTP, 5-hidroxitriptofano.
Indicações
Vários ensaios clínicos sobre o 5-HTP realizados em diversas condições resultaram numa evidência limitada quando sugerido para uma alternativa de terapia contra a ansiedade, depressão e doenças neurológicas em que a deficiência da serotonina seja um factor contributivo. 5-HTP demonstrou que pode ser um inibidor de apetite eficaz mas mais ensaios clínicos são necessários para reforçar a conclusão final.
Para si também - O que é a serotomina
Para si também - O que é a serotomina
Dosagem
Ensaios clínicos recentes não fornecem directrizes de dosagem adequados. Estudos feitos na depressão em adultos foram utilizados 200 a 300 mg / dia, administrada em 3 a 4 doses divididas, para evitar possíveis náuseas.
Em crianças (3 a 17 anos de idade) foi administrado 100mg duas vezes por dia o que causou agitação em 20% dos participantes (principalmente em crianças), a dose foi reduzida para 100 mg uma vez por dia.
O 5-HTP tem uma meia-vida curta. Siga sempre a indicação do seu farmacêutico\medico.
Contra-indicações
O uso de 5HTP com antidepressivos inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS) ou inibidores da monoamina oxidase (IMAO) aumenta o risco do sindrome serotoninérgica (aumento abrupto de serotonina).
Gravidez / Aleitamento
Informações sobre segurança e eficácia na gravidez e lactação não é conhecida.
Reações adversas
Náuseas e vómitos são os eventos adversos relacionados mais comuns. Diarreia, dor abdominal, dor de cabeça leve e sonolência foram também relatados. Estudos feitos em laboratório em ratos demonstraram um efeito supressor sobre o comportamento sexual.
Para si também - Regras dos medicamentos
Para si também - Regras dos medicamentos
Toxicologia
Há pouca informação sobre a toxicologia dos 5-HTP. Uma possível associação com a síndrome de eosinofilia-mialgia (alterações neurológicas) fatais na década de 80 e 90 foi agora atribuída a L-triptofano contaminado. Ratos alimentados com 5-HTP durante um ano não mostram os efeitos toxicológicos mas há relatos de toxicidade humana documentados desde meados da década de 1990.
Exemplo : 5-HTP Gold Nutrition Clinical 5-HTP
Em: Medicação