O que é a ciclotimia ou transtorno ciclotímico
Postado por Rui Fonte em segunda, junho 27, 2016 Em: Doenças mentais
A ciclotimia também conhecida como transtorno ciclotímico é uma perturbação do foro mental. É uma forma leve do transtorno bipolar (doença maníaco-depressiva), em que uma pessoa tem alterações de humor ao longo de um período dos anos que vão de depressão leve às altas posições emocionais.
Causas
As causas do transtorno ciclotímico são desconhecidas. A depressão maior, transtorno bipolar e ciclotimia ocorrem frequentemente juntas como se fossem da mesma família. Isto sugere que estes transtornos de humor têm causas semelhantes.
Ciclotimia geralmente começa cedo na vida. Parece ser igualmente comum em homens e mulheres.
Os sintomas
Períodos de extrema felicidade e alta atividade ou energia, ou mau humor, atividade, ou falta de energia durante pelo menos 2 anos (1 ou mais anos em crianças e adolescentes)
Mudanças de humor (estes são menos graves do que no transtorno bipolar ou depressão maior)
O que é um transtorno bipolar
Causas transtorno bipolar
Tratamento transtorno bipolar
O que é um transtorno bipolar
Causas transtorno bipolar
Tratamento transtorno bipolar
Exames e testes
O diagnóstico é geralmente baseado em seu histórico de humor. Seu médico pode solicitar exames de sangue e urina para descartar outras causas médicas.
Tratamento
Os tratamentos para esta doença incluem estabilizadores do humor, antidepressivos, a terapia de conversa, ou alguma combinação destes três tratamentos.
Alguns dos estabilizadores do humor mais comumente utilizados são de lítio e medicamentos anticonvulsivantes.
Algumas pessoas com ciclotimia podem não respondem aos medicamentos, bem como pacientes com transtorno bipolar.
Grupos de apoio, pode aderir a um grupo de apoio, cujos membros compartilham experiências e problemas comuns, costuma ser uma ajuda.
Prognóstico
Menos de metade das pessoas com transtorno ciclotímico desenvolvem transtorno bipolar. Em outras pessoas, ciclotimia continua como uma condição cronica ou desaparece com o tempo.
As possíveis complicações
A condição pode progredir para o transtorno bipolar.
Em: Doenças mentais