O que é o transtorno de somatização e seus sintomas
Postado por Rui Fonte em segunda, novembro 30, 2015 Em: Doenças mentais
Este transtorno é uma condição psiquiátrica caracterizada por múltiplos sintomas físicos, sem explicação médica e que não apresentam ter uma origem orgânica.
Para se qualificar para este diagnóstico as queixas somáticas devem ser suficientemente graves para interferir significativamente com a capacidade da pessoa em realizar atividades importantes, como trabalho, escola, ações familiares e sociais, o que o leva a procurar um médico, onde os resultados clínicos não indiquem qualquer doença.
Tem sido reconhecido por psiquiatras e psicólogos foi originalmente chamada de síndrome de Briquet em homenagem a Paul Briquet, um médico francês que primeiro descreveu a desordem no século XIX. Está incluído na categoria de transtornos somatoformes no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). O termo "somatoforme" significa que os sintomas físicos têm uma origem psicológica e não orgânica.
Sintomas
Existem vários sintomas mas envolve a pessoa a ter um foco significativo sobre sintomas físicos, tais como dor, fadiga ou problemas gástricos. Esse foco ou pensamento excessivo podem levar a consultas médicas frequentes. Esses sintomas podem ser:
Sensações específicas, tais como dor ou falta de ar, batimentos acelerados ou mais generalistas como cansaço ou fraqueza o que leva a um aumento de pensamentos, sentimentos e comportamentos, como:
Ter um alto nível de preocupação sobre uma eventual doença.
Considerando sensações físicas normais como um sinal de doença física grave.
Temendo a seriedade médica dos sintomas, mesmo quando não há nenhuma evidência para apoiar essa preocupação.
Apreciar sensações físicas como ameaçadoras ou prejudiciais.
Sentindo que a avaliação médica e tratamento não foram adequados.
Repetidamente verificar o corpo para anormalidades.
Visitas aos cuidados de saúde mais frequentes e desnecessárias.
Ficar extraordinariamente sensível aos efeitos colaterais dos medicamentos.
Portanto...
Isto é um transtorno em que a doença vem da cabeça. Se você pensa que tem transtorno somatoforme, saiba que você pode enfrentar o esse sofrimento físico e emocional procurando ajuda. O tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas, ajudá-lo a lidar e melhorar sua qualidade de vida.
Então não pense e deixe o seu médico pensar por si, afinal é ele que tem os estudos e a capacidade para lhe diagnosticar uma doença.
Em: Doenças mentais