O que é psicanálise
Postado por Rui Fonte em segunda, abril 13, 2015 Em: Divulgar
Nos dias de hoje a psicanálise é bastante familiar para o público em geral, isto depois de ter sido rejeitada ou adulterada por um longo período de tempo. Mas, a partir da década de cinquenta começou a criar uma nova visão, especialmente na Europa.
Com o passar dos anos espalhou-se por toda parte, mas não só devido ao interesse incitado pelo seu método terapêutico, poderia até dizer que a terapia foi ofuscada pelas virtudes da sua aplicação a outros domínios, na literatura, sociologia, antropologia, etnologia, religião e mitologia.
Ela também se tem destacado utilizando os meios mais comuns como a rádio, TV e ate no cinema, alias existe um filme relativamente dedicado a Sigmund Freud, que apresentou os anos incerteza de suas origens na psicanálise.
Definição
Por causa da sua multiplicidade e complexidade a psicanálise levanta várias questões o que tornam esta disciplina um pouco como um "objeto estranho"!
De qualquer forma ela se designa em três coisas:
1 - É um método de investigação da mente, especialmente, da mente inconsciente.
2 - É uma terapia inspirada no método neurose "efeitos gerais do sistema nervoso".
3 - É uma disciplina autónoma que é baseada no conhecimento adquirido com a aplicação do método de investigação e experiências clínicas.
Leia também - Diferenças entre psicólogo e psiquiatra
Leia também - Diferenças entre psicólogo e psiquiatra
Na minha opinião não há uma vaga na definição da psicanálise. A psicanálise é uma técnica de investigação especifica da mente e uma terapia inspirada do presente inquérito.
O movimento psicanalítico
Iniciado por Freud passou por um monte de quebras, ideológicas e dificuldades. Freud era um neuropatologista judaico que tentou criar um movimento psicanalítico com a ajuda de especialistas, a fim de fazer a sua orientação mais confiável. Neste contexto, ele colaborou com personalidades de destaque, tais como Carl Jung , Alfred Adler , Sandor Ferenczi , Wilhelm Reich e muito mais.
Leia também - Felicidade segundo Carl Jung
Leia também - Felicidade segundo Carl Jung
Em: Divulgar