Opções de tratamento da ansiedade generalizada
Postado por Rui Fonte em domingo, abril 14, 2013 Em: Tratamentos
Seja qual for a doença, a partir do momento que ela nos afecta ganhamos um novo objetivo na vida, descobrir a melhor maneira de lidar com ela. Para chegar a esse objetivo normalmente recorremos à medicina convencional à procura da resposta certa. No caso da ansiedade generalizada não é diferente, mas saiba que para esta doença a medicina convencional não é a única que apresenta opções validas, aqui ficam as três opções principais:
Medicina convencional - Diferentes ramos da medicina podem ajudar no controle da ansiedade generalizada, a psiquiatria é a especialidade indicada para esta condição. Ela (psiquiatria) recorre à medicação psicotropica e à ciência para aliviar e controlar os sintomas. Dentro da medicina existe também a psicologia, que são profissionais que não recorrem a nenhum tipo de medicação mas sim à terapia, testes, reflexões, aconselhamentos entre outros métodos. E não só, também existe a psicanálise ou neurologia, que também podem contribuir para o alivio.
Medicina alternativa - Bem mais antiga que a convencional, milhões de pessoas em todo o mundo recorrem a este tipo de medicina à procura de respostas. Existem centenas de opções, criadas por culturas diferentes. No caso da ansiedade generalizada, as que mais podem ajudar, é a meditação, yoga, hipnoterapia, homeopatia e o qigong. Existem outras que abordam a TAG mas estas são as mais usadas e com mais relatos de relativo sucesso.
Mais informação - Praticas alternativas
Mudança de hábitos - Esta é a opção mais difícil mas ao mesmo tempo a mais eficaz e segura. É feita de restrições e hábitos, que inclui ajuste de alimentação, exercício físico, educação\aceitação da doença, reduzir o stress e sedentarismo entre outras. Quando digo que é difícil é porque esta opção requer uma grande força de vontade, determinação e continuidade. Na minha opinião não descartando outras é o melhor caminho a seguir.
Artigo - Sem motivação nada feito
Todas estas opções podem ter a sua utilidade, ainda existem outras pouco ortodoxas, cabe a cada um seguir a que mais sentido faz e mais importante, seguir a opção que mais traga o bem estar.
Sintam-se à vontade de partilhar a vossa opção.
Em: Tratamentos