Os melhores exercícios para acalmar a ansiedade
Postado por Rui Fonte em segunda, setembro 22, 2014 Em: Desporto
A ansiedade pode se tornar um problema e causar muitos efeitos negativos tanto físicos como emocionais. Quando você não consegue parar de se preocupar, dormir, suores, tensão, batimentos, mau estar abdominal, etc, é hora de fazer algo por si. É verdade que um transtorno de ansiedade deve ser monitorizado e tratado por um profissional qualificado, mas há algo que você pode fazer que é tão eficaz como um comprimido.
O que as pesquisas dizem
Bem, o exercício não vai curar a ansiedade ou a depressão, mas os benefícios físicos e psicológicos podem melhorar e muito os sintomas. Pesquisas mostram que, pelo menos, 30 minutos de exercício três a cinco dias por semana pode fazer uma diferença significativa. Alguns estudos sugerem também que o exercício regular pode ter o mesmo efeito que os medicamentos e os efeitos de alívio podem durar mais tempo do que as de drogas.
Os melhores exercícios
Na minha opinião qualquer exercício pode ajudar a diminuir os níveis de ansiedade, depressão e stress, mas penso que o exercício aeróbio poderá ser o mais benéfico. Pessoalmente eu pratico exercícios aeróbios e anaeróbios e sinto-me bem melhor quando opto peles aeróbios.
Então aqui ficam alguns bons exercícios aeróbios que podem ajudar a controlar:
Natação
Bicicleta
Correr
Caminhada rápida
Ténis
Dança
Leia também - O que são exercícios físicos aeróbios e anaeróbios
Leia também - O que são exercícios físicos aeróbios e anaeróbios
Yoga
Embora não seja um "exercício", a yoga pode ajudar a compensar os sintomas. A yoga combina o movimento físico com a meditação e respiração profunda para ajudar a acalmar a mente e aliviar a preocupação.
Levantamento de pesos
Embora a musculação e outros exercícios de fortalecimento sejam importantes para a sua saúde geral, eles não parecem oferecer tanto alívio da ansiedade como atividades que aumentam o ritmo cardíaco.
Na minha opinião
Claro que não é preciso ter uma doença para poder beneficiar do que o exercício produz, ou seja, embora todos possam colher os benefícios psicológicos do exercício, eu sugiro que as pessoas podem realmente ver melhorias.
O que você precisa é do seguinte, vontade, força, consistência e paciência. Ups, depois de ler esta última frase poderá dizer "mas eu não tenho nada disso". E eu respondo "claro que tem, só que ainda não o sabe". Força e acredite, vai ver que não se vai arrepender.
Em: Desporto
Tags: desporto ansiedade