O otimismo é uma forma de pensar que alivia a negatividade gerada pelo pessimismo. Os otimistas são aqueles que vêem o copo meio cheio, esperam coisas boas e têm confiança de que a vida lhes correra bem. Resumindo, o mecanismo que faz o otimismo funcionar é o seguinte:
Se esperarmos que uma coisa nos corra bem vamos nos sentir mais motivados e esforçamos-nos para conseguir tal êxito. E o nosso esforço que aumenta a probabilidade dos bons resultados.
Em muitas áreas
Os otimistas tem mais êxito do que os pessimistas no mercado laboral, também na saúde eles gozam de um bem estar psicológico superior. Adotam melhores atitudes perante as adversidades e sentem menos a angustia, depressão e ansiedade.
Artigo - Otimismo e a felicidade
Na vida
Confrontado com uma má noticia, normalmente o otimista não entra em estado de negação, em vez disso, concentra-se na busca de soluções para os seus problemas, sendo por isso que se adapta melhor aos acontecimentos negativos.
Associações
As investigações neste domínio confirmam que o otimismo se justifica plenamente por estar associado a coisas boas da vida:
Felicidade
Bom humor
Satisfação com a vida
Boa saúde
Alto desempenho
Exito