Paxetil descontinuado e retirado do mercado
Postado por Rui Fonte em segunda, maio 29, 2017 Em: Medicação
É normal certos medicamentos serem retirados de circulação mesmo após vários anos no mercado. Desta vez foi o anti-depressivo Paxetil, sei disso porque para meu espanto foi o que me disseram na farmácia quando o fui levantar, foi confirmado por outras duas farmácias.
A razão
Desconhecida! Enviei um email para a INFARMED - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e para a Bial a fim de me esclarecerem e até ao momento não obtive resposta.
Update 01\06\17 - Entretanto já recebi resposta da Bial:
Acusamos a receção e agradecemos a mensagem que nos remeteu.
Face ao exposto, gostaríamos de clarificar que o medicamento Paxetil foi comercializado por BIAL sob licença de uma outra empresa farmacêutica detentora da molécula do produto.
A descontinuação da comercialização deste fármaco teve como base questões contratuais com o nosso licenciador e o facto de existirem disponíveis no mercado outras opções com a mesma substância ativa, a paroxetina.
A existência de fármacos semelhantes no mercado salvaguarda a continuidade do tratamento, fator determinante para BIAL. É neste sentido que recomendamos consulte o seu médico ou procure aconselhamento junto do seu farmacêutico.
Na expetativa de ter dado resposta à sua questão, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
BIAL
Alternativas
Fiquei um pouco preocupado já que esse medicamento foi o que me dei melhor, com menos efeitos secundários e com uma regressão significativa dos sintomas.
Sendo a base química a paroxetina há toneladas de opções de substituição, principalmente genéricos mas os genéricos...deixam-me um pouco apreensivo neste tipo de medicação. Prefiro o original, então optei pelo Seroxat.
Diferenças entre sertralina, fluoxetina e paroxetina
Paroxetina e seus efeitos
Seroxat
Não quero estar a mentir, penso que já tomei esse no passado e não me dei bem, principalmente na fase de desmame. A mim os sintomas vieram a dobrar, enfim, vamos ver como me corre esta nova experiência depois dou o meu feedback.
Em: Medicação