Se falar com alguém que sofra de TAG vai perceber que os pensamentos persistentes e negativos são um dos sinais mais comuns dessa pessoa. A ansiedade faz com que seja quase impossível parar de se concentrar em coisas que você não se quer concentrar, ou seja, coisas más. Esses pensamentos raramente são positivos e muitas vezes estão relacionados a um nossos seus medos ou e emoções, pensamento atrás de pensamento só vai aumentar o nervosismo e stress.
Transtorno obsessivo compulsivo
Os pensamentos obsessivos são a imagem de marca do distúrbio obsessivo compulsivo, claro que existem vários tipos de pensamentos obsessivos que se encontram presentes numa variedade de desordens de ansiedade que não vai necessariamente provocar um diagnóstico de TOC.
A seguir, vamos olhar para exemplos desses pensamentos obsessivos e como eles afetam você.
Pensamentos obsessivos
São necessários para alguém ser diagnosticado com transtorno obsessivo compulsivo. O pensamento pode mudar dependendo da situação mas uma vez que eles entraram na nossa mente, a calma vai teimar em não voltar.
Leia também - Transtorno obsessivo-compulsivo
Alguns exemplos de pensamentos obsessivos incluem:
O medo de ficar doente.
Pensando em magoar um ente querido ou um estranho.
Concentrando-se em algum tipo de ato sexual agressivo.
Necessidade de organização ou simetria.
Preocupação com pequenas coisas (eu trancar a porta, etc.).
Compulsões
Estes pensamentos vão criar compulsões que só têm uma função, reduzir esse pensamento obsessivo. Por exemplo, quando a pessoa teme germes, pode precisar de lavar as mãos constantemente ou quando a pessoa teme que uma porta não esteja fechada, pode precisar de tranca-la em 3 ou mais vezes para parar esse medo.
Resumindo
A ansiedade gera pensamentos obsessivos, que por sua vez criam compulsões. Já viu bem como uma coisa leva a outra?