A mania é uma condição caracterizada por severos picos de humor. As pessoas que sofrem de um estado maníaco muitas vezes se descrevem como sentimento de superioridade. Geralmente, a mania também provoca pensamentos rápidos e idéias criativas. O problema é que normalmente puxa os sofredores para a agitação e más decisões. Mania é geralmente associada ao transtorno bipolar, onde os episódios de mania podem se alternar com episódios de depressão. É certo que nem todos que sofrem de mania podem ser classificados com o distúrbio bipolar, tudo depende de outras doenças ou factores.
Os pacientes maníacos
São frequentemente autoritários, irritados, agressivos e frequentemente negam que algo está errado com eles. A mania frequentemente é incentivada por uma alta energia e diminuição da percepção da necessidade ou capacidade de dormir, essa corrida levar à diminuição da capacidade de comunicar com os outros.
Outros sintomas
Incluem irritabilidade, hiper-sexualidade, hiper-religiosidade, hiperatividade e planos grandiosos. Em casos de mania e hipomania menos graves, a pessoa pode se envolver em comportamentos de caráter, tais como transações questionáveis de negócios, desperdício de dinheiro ou até atividades sexuais de risco.
Tais comportamentos aumentam o stress nas relações pessoais, problemas no trabalho e aumenta o risco de participar de atividades potencialmente prejudiciais para si e dos outros.
Leia também - Transtorno bipolar
Também podem incluir:
Euforia
Otimismo extremo
Rápida expressão de pensamentos
Agitação
Falta de bom senso
Imprudência
Distração
Incapacidade de concentração
Os sintomas mais grave incluem:
Alucinações
Ilusões Paranóia
Crenças religiosas intensas e incomuns