Vou começar por responder à pergunta, NÃO! Não são mortais, mas devem ser tratados. Os ataques de pânico são situações extremamente assustadoras, já que os sintomas físicos levam uma pessoa a tal sofrimento que em alguns casos até se pode acabar hospitalizado. Claro que depois tudo desaparece. Mas fica sempre aquela pergunta - os ataques de pânico podem matar?
Porque existe esse medo
É simples, quem já sentiu no corpo uma crise dessas sabe que se assemelha a um ataque de coração, portanto, é fácil se ficar assustado.
Leia também - Mitos do ataque de pânico
Confira alguns dos sintomas:
Dores no peito
Palpitações cardíacas
Formigueiro nos dedos e mãos
Dificuldade em respirar
Sentimentos de desmaio
Tonturas
Então toda a pessoa pensa, " é desta que vou morrer!"
Mas não!
Um ataque de pânico não é o reflexo de que se tem um problema físico, é apenas a mente a acreditar que você está perante um grande perigo, sem o realmente estar. Ai entra uma complexidade de químicos (adrenalina, cortisol, etc) a serem distribuídos em excesso. A sua duração é relativamente curta (15\30 mt) pelo menos a contar no relógio, já na pessoa é uma eternidade. Portanto acreditem, nunca conheci ninguém incluindo eu próprio rs,rs que tenha morrido de uma crise, mas atenção...
...têm que ser controladas!
Apesar de não ser mortal pode danificar o seu corpo ao longo do tempo, ou seja, o risco é alto em haver repercussões a longo prazo. É por isso que é tão importante que se certifique de os controlar, mesmo não sendo perigosos.
Fale com o seu médico, existem terapias que ajudam uma pessoa a ter mais controle sobre eles.
Para mais informação clique aqui.