A tontura é muito comum entre as pessoas ansiosas. Na verdade, várias pesquisas descobriram uma ligação entre a tontura persistente e a ansiedade.
A tontura (relacionada a ansiedade) vem de muitas formas diferentes e pode variar de irritante para francamente assustadora. Ela pode fazer com que você se senta como se estivesse fora de equilíbrio ou simplesmente que tenha a sensação de cair para baixo. É normal, eu na auge da minha ansiedade já experimentei esse sintoma várias vezes, é como se estivesse andando num um barco dentro de uma tempestade.
É assustador
Quem sente este sintoma sabe que não é nada amigo, e quando ele aparece entramos em modo de bola de neve, tipo vem a tontura, tentamos nos controlar, não conseguimos, aparece a falta de ar, o coração a bater a mil, bem...é o caos total! A boa noticia (se é que a há) é que não passa disso, o melhor é mesmo tomar o s.o.s, sentar e esperar.
Leia também - Coisas que um ansioso sabe
Leia também - Medicamento s.o.s
Porque isso acontece
O sistema vestibular, é composto por um grupo de órgãos localizados no ouvido interno dos vertebrados que apresenta como função a manutenção do equilíbrio dos vertebrados. Este sistema é responsável pela sensação da tontura quando as coisas dão errado. Os cientistas acreditam que esta área interage com as áreas do cérebro responsáveis pela ansiedade e causa os sintoma de tontura. Quando uma anomalia no sistema vestibular surge, o sintoma da tontura pode ser o resultado mais comum. Mais uma vez aqui vem a bola de neve, a ansiedade aparece o que começa a interagir com o sistema vestibular, tornando sintomas piores.
Mais informação em - Aparelho vestibular