Porque as pessoas ficam deprimidas no Natal
Postado por Rui Fonte em terça, dezembro 24, 2013 Em: Divulgar
Ai está ele, todo o cristão aguarda um ano para celebrar o Natal, supostamente deve ser um dos momentos mais felizes do ano, existe a oportunidade de ser feliz e grato junto da família família, amigos e colegas. No entanto, enquanto uns preparam a ceia, fazem compras e se reúnem com a família, outros, em alguma parte, infelizmente estão sós e mergulhados em solidão, acabando por se revelar uma quadra de tristeza em vez de alegria e paz.
Uma estatística
Segundo com o Instituto Nacional de Emergência Médica, o Natal é uma época do ano em que as pessoas experimentam uma alta incidência de depressão. Os hospitais e forças policiais relatam alta incidência de suicídio ou tentativa de suicídio. Psiquiatras, psicólogos e outros profissionais de saúde mental relatam um aumento significativo de pacientes com queixas sobre a depressão.
Motivos
Vários motivos poderão estar envolvidos, nos países do hemisfério norte, o clima de inverno escuro aumenta a incidência da desordem afetiva sazonal, expectativas irrealistas e auto-reflexão excessiva sobre as insuficiências da vida, comparação com outras pessoas que parecem ter mais, outro motivo é por causa da pressão em gastar um monte de dinheiro em presentes e alterar o orçamento pessoal, ter que confrontar outros membros da família, perda de entes queridos no corrente ano e até quem afirme que ficam com raiva por causa da excessiva comercialização do Natal. Mas penso que o a principal e mais gravosa é mesmo a solidão e simplesmente não ter ninguém com que passar o natal.
O que fazer?
Você está entre aqueles que partilha algum dos motivos acima? O que se sugere.
Em primeiro lugar, se a sua depressão é grave, procure a ajuda de um profissional de saúde mental.
Defina os seus limites pessoais a respeito do dinheiro gasto em presentes e na própria ceia.
Reduza as suas expectativas. Cuidado com as representações de Natal nos meios de comunicação, instituições ou outras pessoas que tentam fazer você acreditar .
Envolva-se, esta pode ser uma óptima maneira de combater a solidão, bom exemplo disso é através de instituições de caridade e causas de valor que ajudam as pessoas menos favorecidas durante a época natalícia.
Seja grato pelo que você tem na sua vida, ao invés de se concentrar no que você não tem.
Evite excessiva reflexão sobre a sua vida.
Tome uma atitude e fazer coisas interessantes e divertidas.
Se você é religioso, participar em atividades da igreja também pode ser uma óptima ajuda.
Concentre os seus pensamentos em todas as coisas boas sobre o Natal, aproveite a oportunidade de se envolver em bondade, generosidade de espírito e gratidão.
E...Feliz Natal
A temporada natalícia tornou-se um momento difícil para muitas pessoas na nossa sociedade. Para aqueles de nós que não têm dificuldades nesta época do ano e para quem está deprimido, a mensagem é igual, é uma oportunidade de agir de pensar, sentir e agir de uma forma que se liberte do passado.
Seja qual for o caso, FELIZ NATAL.
Em: Divulgar
Tags: depressão