Algumas pessoas preferem uma forma mais ativa de meditação, em vez de ficarem sentadas a praticar a técnica de respiração consciente. Caminhar conscientemente é uma forma de meditação em movimento, em que se presta mais atenção ao que se passa em redor, no ambiente, nos elementos e nas pessoas enquanto se mantêm centrada\o na experiência de caminhar. É uma boa maneira de aumentar a consciência dos nossos corpos físicos.
1 - Para a sua primeira tentativa, procure uma espaço aberto, como um parque, onde possa caminhar ininterruptamente durante 15\20 minutos, sem ter que lidar com o transito.
2 - Comece por sentir o peso do corpo sobre a terra debaixo dos seus pés. Repare na sensação do contacto das plantas dos pés com o chão. Deixe os braços naturalmente pendurados, quando começar a caminhar.
3 - Caminhe normalmente, mas abrande o passo para aumentar a consciência. Mantenha-se atento às plantas dos pés. Repare em como levantam e pousam os pés, no contacto com o chão e na suspensão no ar e em como o corpo muda de posição a cada passo.
4 - Faça a sua atenção percorrer o corpo, de cima para baixo, descontraindo as zonas por onde vai passando, enquanto caminha.
Também poderá gostar de - Benefícios da plena consciência
5 - Preste atenção às emoções e aos pensamentos que vão invadindo. Sempre que surgirem pensamentos não relacionados com o ato de caminhar, deixe-os simplesmente desaparecer e foque a atenção na vivência do movimento.
6 - Mantenha o equilibro na consciência que tem do mundo interior e do mundo exterior.
Não espere que isto seja imediato, assim que lhe apanhar o jeito, todas as suas tarefas de rotina se transformarão em oportunidades para praticar a plena consciência em movimento.