Tem problemas que a solução é simples. Uma mudança aqui e ali, e pronto! Já está tudo resolvido. Porém existem vidas em que ao menos se sabe por onde começar. Parece que tudo é complicado e que mesmo fazendo mudanças jamais iremos conseguir resolver. Nessas situações ficamos desanimados demais, porque não vemos uma saída. Mas isso acontece por que temos a mania de querer resolver todo o quebra-cabeça de uma vez. Somos imediatistas.
Queremos que uma única mudança transforme tudo. E não funciona assim. É claro que é complicado ter paciência quando a nossa vida está uma porcaria. Só que tendo ou não tendo paciência ela continuará assim se nada fizermos. Entretanto quanto antes começarmos a colocar as peças no lugar (ainda que comecemos pelas menores), mais cedo poderemos ver nossa vida completa. E ainda que algumas peças não se encaixam mesmo com sua mudança, você terá menos problemas do que tinha quando começou.
E se conseguia ser forte e sobreviver a um caos total, essas situações você também irá tirar de letra. Então pare de usar o tamanho da sua confusão como desculpa para nada fazer. Porque ainda que ela pareça impossível de se resolver, existe algo que você pode fazer para torná-la melhor, mais fácil, mais gostosa e prazerosa. Afinal, mesmo que o ideal seja não ter problema algum, na vida real é melhor ter três problemas do que dez.
Contributo de Tamires Damasio