Cansada de uma vida de luta, com muitos problemas à mistura uma jovem procurou o conselho da sua mãe à procura de respostas para os enfrentar. Ela disse-lhe como as coisas estavam tão difíceis para ela e como ela era incapaz de lidar com os seus problemas. A sua mãe a levou para a cozinha e encheu três panelas com água e acendeu o lume. Na primeira, colocou cenouras, na segunda ela colocou ovos e na última ela colocou uns grãos de café. Ela deixou ferver sem dizer uma palavra. Vinte minutos depois, ela apagou o lume e perguntou à filha: "O que você vê?"
"Cenouras, ovos e café", respondeu a filha. A mãe puxou-a para mais perto e disse-lhe para tocar nas cenouras. Ela viu que as cenouras estavam macias. De seguida lhe pediu que pegasse um ovo e o quebrasse mas a filha encontrou um ovo cozido. Finalmente, ela foi convidada para dar um golo no café. A filha sorriu, assim que provou o aroma.
Perplexa, ela perguntou: "Qual é a ideia, mãe?" A mãe lhe explicou que cada um deles havia enfrentado a água fervente como adversidade, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura entrou forte, firme e inflexível, mas logo se transformou para mole e fraco. O ovo, quando posto à prova, tinha endurecido. No entanto, os grãos de café tinham mudado a textura da água e ficou cheia com o seu aroma.
"Qual deles é você?" Perguntou à filha. "Quando os problemas batem à sua porta, como você responde?" "Você é uma cenoura, um ovo ou um grão de café?"
Há muito a aprender com essa fábula. Qual deles é você? Você é a cenoura que parece forte, mas murcha em face da dor e adversidade? Você é o ovo que começa com um coração maleável, mas endurece quando na adversidade? Ou, você é como o grão de café, que realmente muda a água?