A sua dor no peito ninguém a vai ver. Ela é invisível aos olhos não treinados. A maioria das pessoas tem dificuldade em ajudar porque não percebem a gravidade do que está acontecendo. Muitos não se lembram das próprias dores e, assim, não conseguem entender a sua.
Endureceram o coração para sobreviver. E é isso que esperam de você: que faça o mesmo. Que seja forte!
Por isso não espere a sensibilidade de fora. Você que convive com essa dor sabe bem o quanto ela te atrapalha, sabe o quanto precisa de ajuda. Então procure. As pessoas a sua volta podem não notar, e isso é triste. Mas você sentir na pele a dor e não fazer nada é loucura. Não espere que outras pessoas façam por você aquilo que você mesmo não está fazendo. Elas não estão sentindo a dor, você está.
Procure ajuda, se possível profissional. Olhos treinados são capazes de enxergar o que é invisível para os outros, mas está ali, sendo expresso no grito, no silêncio, no choro que não cessa, na ausência das lágrimas, na desconfiança de todos, nas cobranças intermináveis, no isolamento, nos excessos ou na falta.
Você não exige que um cego enxergue, mas muitas vezes fica esperando que as pessoa a sua volta enxerguem o que está acontecendo com você quando elas não são capazes. Pare! É seu sofrimento que está em jogo. Cuide-se!
Contributo de Tamires Damasio