Tolerância e resiliência começam na mente
Postado por Rui Fonte em segunda, julho 21, 2014 Em: Divulgar
Desde que nascemos, começamos logo a guardar uma grande a gama de informações, conhecimento e experiências adquiridas.
Tudo entra na nossa mente, sem se quer questionarmos, pois que esta filtragem se dará depois, através dos conceitos e valores que consideramos como sendo bons para nós. O grande problema é que os valores deveriam ser utilizados como referência, mas isso não acontece o que leva as pessoas à criarem os seus próprios conceitos.
Exemplo
Vamos ver, quando vamos fazer um batido vitamínico, fazemos várias seleções. Primeiro escolhemos as frutas que farão parte da vitamina, se essas frutas estão verdes ou maduras demais e para que? Para o sabor ficar o mais agradável possível para beber.
E assim como fazemos essa escolha para por no liquidificador, com relação à nossa mente é exatamente igual, ou seja, se eu conseguir selecionar as coisas que verdadeiramente me podem fazer bem, consequentemente minhas respostas e reações, tenderão à ser mais saudáveis, úteis e produtivas.
Como assim!
Uma das formas de sermos eficientemente seletos quanto ao conhecimento que adquirimos, é "calibrando" nossas concepções em torno de nossa vivência e em relação ao tipo de ambiente em que vivemos e compartilhamos.
Sabemos que à cada dia, os desafios para viver numa sociedade confusa e conturbada, são cada vez maiores e não podemos dar-nos por vencidos hoje, sabendo que teremos de matar outro leão amanhã e talvez até maior ou mais feroz que o de hoje.
Isso nos leva, automaticamente, à nossa adaptação aos desafios que não páram de surgir. Alguns escudos são necessários para esta batalha diária, tipo a nossa perseverança no propósito estabelecido ou não criarmos expectativas vazias antes da hora.
A nossa mente, como um grande e possante aspirador de pó, está botando tudo pra dentro e para não deixar nossa cabeça como um quarto desarrumado, precisamos adquirir (para fazer dos escudos) duas qualidades básicas e essenciais e trabalhar muito para mantê-las, que é a tolerância e a resiliência.
Leia também - Ingredientes da resiliência
Leia também - Como aumentar a resiliência
Leia também - Ingredientes da resiliência
Leia também - Como aumentar a resiliência
Trabalhando essas características, vai diminuir a nossa ansiedade e tudo que dela decorre, como tristeza, arritmias, taquicardias, depressão, irritabilidade e impulsividade (entre outros).
Muitas coisas podemos escolher para viver bem, o que tornará o resultado menos amargo.
Em: Divulgar
Tags: resiliência