Tomar creatina no combate da depressão
Postado por Rui Fonte em segunda, maio 26, 2014 Em: Alimentação
Nestes últimos dias numa conversa com uma nutricionista, ela me aconselhou a pesquisar sobre outros benefícios sobre um suplemento relativamente conhecido, principalmente no meio desportivo., a creatina. Quem pratica desporto esta familiarizado com este suplemento, para quem não pratica eu vou explicar para que serve (principal uso) e porque fiquei surpreendido. Após falar com as pessoas certas e umas pesquisas confirmei o que a nutricionista de falou..
O que é a creatina
A creatina é um ácido orgânico azotado produzido no fígado, que ajuda a fornecer energia para as células de todo o corpo, em particular para as células musculares. Ela é feita de três aminoácidos: L-arginina, glicina, e L-metionina. Ele é transportado através do sangue por um sistema de transporte activo, que é então usado pelos músculos que têm altas exigências de energia, como o cérebro e o músculo esquelético. De facto, cerca de 95 por cento de creatina no organismo humano é armazenado no músculo esquelético.
Creatina e os desportistas
Você pode perceber porque a creatina como suplemento é usado por fisioculturistas e atletas para aumentar a massa muscular. No entanto, é na verdade, um aminoácido que todos nós produzimos naturalmente e ainda esta presente na carne e peixe. Os nossos corpos convertem a creatina para uma molécula chamada fosfocreatina, que é armazenada nos nossos músculos e cérebro para ajudar a fornecer energia instantânea sempre que precisar.
Como suplemento pode ser servido em pó, liquido ou comprimidos.
Como suplemento pode ser servido em pó, liquido ou comprimidos.
Mas porque me despertou a curiosidade desde suplemento? Porque ele pode ter benefícios sobre a depressão!
Mas como?
Um dos maiores sintomas da depressão é a fadiga mental. Quando se sofre de depressão, até mesmo as tarefas mais rotineiras parecem impossíveis de fazer. É aí que os investigadores acreditam creatina pode ajudar. Ao levantar os níveis do cérebro de fosfocreatina vai acelerar a energia, que pode ajudar o cérebro a fazer o seu trabalho com mais facilidade, quem o diz é o Dr. Perry F. Renshaw, professor de psiquiatria da Universidade de Utah Medical School e autor sénior do estudo. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para identificar exatamente como a creatina faz o seu trabalho.
Enquanto isso, pesquisadores de três diferentes universidades sul-coreanas descobriram que mulheres com depressão que tomavam o seu antidepressivo diariamente juntamente com 5 gramas de creatina responderam a uma remissão duas vezes mais rápido em comparação com as mulheres que tomaram o antidepressivo sozinho.
Nota
Eu tomo, mas por razões meramente desportivas, e claro, apesar de ser uma boa notícia, nunca tome mesmo este suplemento sem a supervisão do seu médico ou farmacêutico.
Em: Alimentação
Tags: depressão