Medicação psicotrópica (ou qualquer outra) deve ser tomada sempre com as especificações dadas pelo seu médico. Para evitar interações medicamentosas potencialmente perigosas, deixe o seu médico psiquiatra decidir, ele sabe todos os medicamentos que deverá tomar incluindo prescrições, ervas, suplementos alimentares e vitaminas.
1
Como vai a medicação me vai ajudar? Que efeitos secundários podem ocorrer? Devo evitar quaisquer alimentos ou bebidas? Interações medicamentosas com outras prescrições é uma possibilidade?
2
Saiba quando tomar o novo medicamento e como, como se a toma é feita com o estômago vazio ou com os alimentos, de manhã ou à noite e com que frequência.
3
Saiba quanto tempo deve levar para a medicação a começar a fazer efeito e o que você deve esperar quando isso acontecer.
4
Peça um número de telefone do médico\clínica que prescreveu no caso de você desenvolver efeitos colaterais.
5
Outra boa fonte de informação sobre medicamentos e outros produtos é o seu farmacêutico, que deve ter informações sobre todas as suas receitas e aconselhá-lo sobre possíveis interações medicamentosas, efeitos colaterais e instruções de utilização.
6
Pergunte quantas vezes você deve visitar o médico para uma revisão da medicação.
O seu médico tem a obrigatoriedade em gastar o tempo para responder às suas perguntas, sejam estas ou outras que tenha.
Não se auto medique e siga as instruções do seu médico.